3 Estratégias para Usar a Tecnologia para Acelerar as Vendas

Neste artigo vamos mostrar 3 estratégias para acelerar as vendas com o uso da tecnologia:


1. Aumente a sua Produtividade


Gestão de Leads: O ciclo de vendas mudou ao longo dos anos e agora os vendedores têm uma grande quantidade de dados em suas mãos, mas, infelizmente, muitos não sabem o que fazer com eles. É vital que os vendedores tenham o máximo de dados a respeito de seus clientes potenciais a fim de que eles descubram as intenções e quaisquer atividades que antecedam um contato inicial, por exemplo. Grande parte da decisão de compra acontece enquanto o cliente está pesquisando a sua empresa e as informações dos produtos e serviços que oferece. Aliar essas informações ao processo de gestão de leads pode facilitar ainda mais o trabalho no primeiro contato. Organizar os dados em uma plataforma ajudará a preparar o vendedor para uma abordagem mais inteligente e em sintonia com o cliente.

Automação de Marketing: O conceito de automação de marketing permite que as empresas aumentem a geração de demanda para a área de vendas com poucos recursos financeiros e humanos na área de marketing. Alguns exemplos de funcionalidades de uma solução de automação de marketing incluem email marketing, construção de páginas web e automação de réguas de contato. A automação destes processos aumenta a eficiência dos vendedores. Por exemplo, se um cliente pede informação sobre algum produto ou serviço, você pode enviar um e-mail padrão programado para esse tipo de solicitação. O vendedor não precisará mais interromper o fluxo de trabalho toda vez que um cliente entrar em contato para fazer perguntas simples.

CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente): As ferramentas de CRM atualmente são bastante acessíveis, intuitivas e simples de usar. Uma boa solução de CRM permite que o próprio gerente de vendas personalize e implemente a sua utilização e os seus painéis gerenciais. Usando uma ferramenta de CRM você tem dois grandes benefícios: a redução de processos manuais e o aumento das informações estruturadas e centralizadas sobre o cliente e as atividades relacionadas a ele.

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2. Encontre e Retenha mais Leads


Você faz campanhas promocionais, divulga os serviços em massa, consegue muitos seguidores nas mídias sociais e, mesmo assim, ainda não está obtendo a geração de leads que precisa para crescer? Bem, existem alguns meios muito eficientes para conquistar e reter mais leads. O problema é que muitos vendedores acham difícil e abandonam a ideia antes mesmo de pesquisar sobre elas. Veja agora algumas formas baseadas em Marketing de Conteúdo.


E-Books: Os consumidores gostam de navegar na web e adquirir informações e experiência relativas aos produtos e serviços. Portanto, desenvolver um e-book pode ser uma estratégia muito interessante. Mas para funcionar, escreva a partir de uma perspectiva neutra (informacional e não vendedora) e forneça soluções que liguem as necessidades deles às soluções que você oferece. Faça uma landing page para o e-book e ofereça o download gratuito do material em troca de algumas informações. Isso vai aumentar sua base de contatos e ajudar seu público a enriquecer o conhecimento acerca do problema que ele quer resolver — o que, aos poucos, ajuda a construir sua autoridade em um tema.

Blog Corporativo: O blog é uma entre as ferramentas mais simples de geração de leads que você pode usar. Ele permite aumentar as chances de atração e retenção do leitor. Mas para a estratégia funcionar corretamente, o blog precisa ser otimizado com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e oferecer conteúdo inédito e relevante, que realmente agregue valor ao leitor e fortaleça a presença de sua marca.

Redes Sociais: As redes sociais são uma boa opção para a geração de leads. Use-as para conquistar seguidores e propagadores do seu negócio por meio da construção de um relacionamento mais próximo e humano — muitos deles se tornarão seus clientes em potencial. A dica aqui é acompanhar as interações deles com a sua página, entender que tipo de conteúdo eles mais indicam e compartilham e alimentar seu perfil com postagens úteis e cativantes.

Vídeos: A nova geração de consumidores prefere cada vez mais assistir a vídeos do que ler conteúdo. Por isso, criar vídeos é uma estratégia fundamental de atração e retenção de leads. Lembre-se de desenvolver um material de qualidade para promover o seu negócio e se envolver mais com o seu público. Ao publicar o vídeo, divulgue em todos os meios — e-mail marketing, blog e redes sociais — e acompanhe o resultado do seu engajamento melhorar!

Webinars: São como palestras virtuais. Existem vários veículos de comunicação online que você pode utilizar para promovê-los, veja aqui um exemplo. É uma chance incrível de fornecer informações sobre o produto ou serviço que oferece, mostrar sua autoridade no assunto e solucionar dúvidas sem que o usuário precise sair do conforto da sua casa ou escritório. Atrair clientes é importante, mas de nada adianta o esforço se não conseguir retê-los. Por isso, em todas as ideias apresentadas aqui não seja apelativo. Seja discreto na hora de divulgar o seu produto ou serviço, focando sempre na necessidade do cliente.

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3. Venda mais com a Internet:


Antes da internet, os dois principais canais de vendas eram o direto (abordagem pessoal, porta a porta) e indireto (loja física). Hoje, com a tecnologia para vendas provida pela internet, o mundo online passou a ser o canal mais importante de vendas. A estratégia também contribui para a redução dos custos do processo de vendas e para o aumento da produtividade do time de vendedores, que pode fazer muito mais em menos tempo. Indo além, os sites de compras coletivas, classificados online e os marketplaces são boas alternativas de divulgação e aumento das conversões de oportunidades, influenciando no posicionamento da empresa no mercado online e fora dele.


Via: Sales Force


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