Hello! What's up?

8 recursos novos do WhatsApp estão chegando!

O aplicativo possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo e está constantemente mudando.


Se você utiliza apenas a versão convencional do aplicativo, as novidades podem chegar de forma mais espaçada, mas o público que se aventura com a versão beta sempre recebe uma atualização experimental para conferir antes do resto dos usuários.


Neste momento, o aplicativo está testando uma série de novos recursos que devem chegar a qualquer momento. Alguns deles já estão disponíveis para os usuários do beta; outros foram confirmados, mas ainda não estão acessíveis, enquanto outros são esperados há algum tempo.



WhatsApp Business para iOS


O WhatsApp Business chegou ao iOS. A empresa informou em comunicado que, nesta quinta-feira (4), o programa já pode ser baixado em alguns países, dos quais o Brasil faz parte. Além daqui, Alemanha, Indonésia, Índia, México, Reino Unido e EUA também contam com a versão business do WhatsApp no iOS.


Assim como a versão pessoal, o WhatsApp não tem custo adicional para funcionar. Ele é indicado para quem tem uma empresa e precisa criar um perfil comercial, sem misturar com recados pessoais. Com ele, é possível indicar informações do seu negócio como descrição, e-mail, endereço e/ou site.


Esta versão também permite que você crie bots para respostas automáticas ou de saudação e ausência, caso você não possa responder no momento. Outra ferramenta interessante é que o programa oferece estatísticas de mensagens lidas para ter um retorno sobre a eficiência do envio.


Versão para iOS tem as mesmas funcionalidades que para a de Android (Foto: Divulgação/WhatsApp)


Reprodução automática de áudio no Android


Usuários do iOS já têm desde o ano passado este recurso, e ele finalmente começou a chegar para usuários do Android. A função é extremamente útil para quem já se deparou com aquele “paredão” de áudio ao abrir o WhatsApp, com várias mensagens enviadas na sequência.


O WhatsApp agora vai entender quando muitas mensagens de áudio forem enviadas em um espaço de tempo curto e engatará a reprodução da próxima assim que a execução da primeira terminar.


A função já está disponível para usuários da versão beta do WhatsApp para Android e não deve demorar muito para chegar a todos os usuários.



Notificação de convite para participar de grupos


As notificações constantes, as trocas de memes e as mensagens dos membros mais ativos - que usam o aplicativo tarde da noite - fazem com que muitos encarem com preocupação ser incluído num novo grupo.


Mas isso deve mudar em breve.


A plataforma de mensagens está desenvolvendo uma função para impedir que as pessoas sejam incluídas em grupos sem permissão prévia. A informação foi revelada pela WABetaInfo, um site conhecido por divulgar novidades do WhatsApp. Trata-se de uma opção que poderá ser ativada dentro do menu de configurações do aplicativo e obrigará os usuários a enviar convites antes de criar um grupo.


Esses convites vão durar no máximo 72 horas, segundo o WABetaInfo. Se não forem respondidos, serão eliminados automaticamente. Além disso, será possível selecionar de quem você quer receber eventuais convites para grupos. As opções serão: de todo mundo, dos seus contatos ou de ninguém.


Ou seja, os usuários poderão optar por dar adeus às conversas coletivas, se quiserem. No entanto, ainda não há data prevista para essa opção ser disponibilizada para o público em geral. Uma versão beta já está disponível para usuários de iOS.