Como o Posicionamento da Marca pode aumentar as vendas


O posicionamento de marca bem-sucedido é almejado por muitos empreendedores, transmitir os valores de sua marca com autenticidade, criatividade e ainda inspirar confiança nos clientes não é uma tarefa fácil.


De acordo com um artigo de Jeremy Durant, diretor de negócios da Bop Design, a forma como uma marca se apresenta (o que diz e como diz) representa 45% da imagem atribuída a ela. Além disso, 64% das pessoas citam “valores compartilhados” como a principal razão para estabelecerem um relacionamento com uma marca.


Por este motivo as empresas devem trabalhar este ponto. Confira neste artigo como o marketing e posicionamento da marca podem aumentar as vendas e contribuir na construção de um relacionamento genuíno com seus clientes.


Posicionamento de marca é o processo de colocar-se na mente dos seus consumidores, deve-se definir um mercado-alvo para marca, produto ou serviço e valer-se de algumas estratégias para que isso aconteça.


O objetivo é criar uma impressão e experiência única aos consumidores, que por meio de uma proposta de valor alcançável oferecida pela empresa, cause associação com algo desejável, específico ou de qualidade superior com o que se tem no mercado.


A proposta única de venda ou Unique Selling Proposition (USP) é o fator apresentado por um vendedor como o motivo pelo qual algum produto ou serviço é diferente ou melhor que o da concorrência.


Existem alguns passos para que a proposta única de venda ajude aumentar suas receitas, vamos conhecê-los: colocar-se no lugar de seus clientes, conhecer as motivações deles e ser claro quanto à sua proposta de valor. Vamos explorá-los um pouco mais abaixo.


  • Colocar-se no lugar de seus clientes: Frequentemente, as empresas negligenciam as necessidades dos clientes em favor das próprias. Examine cuidadosamente suas operações e descubra o que os clientes realmente querem. Lembre-se que o preço não é a única razão pela qual as pessoas compram de você – ou de seus concorrentes.

  • Conhecer as motivações de seus clientes: Conhecer o comportamento de compra de seus clientes e como as motivações influenciam suas decisões de compra é básico para qualquer negócio. Segmente-os (por geolocalização, faixa etária, gênero, renda etc.) e analise os dados com suas tendências de venda.

  • Ser claro quanto à proposta: Você precisa ser específico ao comunicar por que os clientes devem comprar seu produto, ao invés de comprá-lo do concorrente. Se eles não entendem o valor de sua proposta, dificilmente vão comprar.


Artigo base: Xtechcommerce


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